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O objetivo do Curso de Licenciatura em Matemática é formar um professor de Matemática para a segunda fase do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, bem como, um professor de Física para o Ensino Médio. Para tanto é necessário desenvolver um processo de formação profissional que leve os egressos a desempenhar funções de:
         Organizador: para desempenhar esta função o futuro professor deve conhecer as condições sócio-culturais, expectativas e competência cognitiva dos alunos, bem como ter competência para escolher problemas que possibilitem a construção de conceitos e procedimentos, tendo em vista os objetivos propostos.
Facilitador: para isso ele deve fazer explanações, oferecer materiais, textos e informações, que o aluno não obteria, por si só.
         Mediador: reunir os procedimentos empregados e as diferenças encontradas, promover o debate sobre resultados e métodos, orientar às reformulações e valorizar as soluções mais adequadas, elaborando uma síntese, em função das expectativas de aprendizagem, previamente, estabelecidas em seu planejamento.
Incentivador: nessa função, deverá estimular à cooperação entre os alunos, e utilizar o confronto entre o que um aluno pensa e o que pensam seus colegas, ou seu professor, para formulação de argumentos.
         Avaliador: como avaliador deverá identificar e interpretar, mediante observação, diálogo e instrumentos apropriados, sinais e indícios das competências desenvolvidas pelos alunos. Levar o aluno à auto-avaliação, tendo consciência de suas conquistas e possibilidades para que possa reorganizar suas atitudes, diante do processo de aprendizagem.

         Para isso o objetivo deste curso é proporcionar ao futuro professor de Matemática:
• sólida formação de conteúdos matemáticos;
• conhecimento de metodologias de ensino e aprendizagem e adequação destas ao conteúdo específico;
• uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico, como também a experimentação de novas propostas que considerem a evolução dos estudos da educação matemática;
• uma formação geral complementar, envolvendo outros campos do conhecimento, necessários ao exercício do magistério;
• conhecimento de matemática e incentivo à pesquisa que dêem subsídios ao ingresso a cursos de pós-graduação lato-sensu e strictu-sensu.



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